quarta-feira, 30 de abril de 2008

VIDEO: MUITAS MANEIRAS DO FOGO TRAZER MALEFICIOS

http://br.youtube.com/watch?v=6QWILNSCUVk&feature=related

Autor: Itaboraí Velasco Nascimento
Um dos temas mais controversos no bioma cerrado é o fogo. Sua ocorrência se dá por causas naturais ou não e seus efeitos têm sido motivo de debates, principalmente a partir da década de 1970 (quando Mario Ferri organizou o primeiro Simpósio Brasileiro no cerrado repetindo-o por sete vezes) quanto a benefícios e/ou malefícios por ele causados.
Até tempos bastante recentes, qualquer referência a queimadas provocadas por fatores naturais era vista com desconfiança pelos órgãos ambientais e florestais do país.
O Instituto do Trópico Subúmido - ITS desde a sua fundação advoga o aprofundamento dos estudos sobre os efeitos ecológicos do fogo na fisionomia do bioma cerrado. Tal postura não é tomada levianamente, posto que vários estudos apontam para o fogo como elemento fundamental à estruturação de algumas paisagens do cerrado. Seus efeitos podem ser observados por quem freqüente o bioma, seja pela rápida rebrota após o fogo - atraindo um variado contingente de herbívoros em busca de forragem nova - ou pela germinação de sementes que necessitam deste choque térmico para quebra de sua dormência vegetativa.
No último quartel deste século XX, estudos de Schnell, Ferri, Budowski, Walter e outros, comprovaram à exaustão a ocorrência de queimadas provocadas por fatores naturais, tais como: vulcanismo, descargas elétricas, combustão expontânea, atrito entre rochas etc. Vestígios de carvão vegetal em camadas de sedimentos terciários e mais antigos são normalmente encontrados em pesquisas geológicas na região do cerrado.
Na história evolutiva do homem, este utiliza o fogo desde as mais remotas eras. "O Sinanthropus pekinensis foi o primeiro antropóide a usar ou controlar o fogo em pleno médio Pleistoceno, isto é, há quase 500.000 anos atrás" (segundo Stewart, 1956, citado por Coutinho, 1980).

Referências: (texto) Autor: Itaboraí Velasco Nascimento
http://www.altiplano.com.br/FogonoCer.html

Nenhum comentário: